Parado desde o dia 04 de janeiro por causa de umas apertadas à mais no reglete de saída do boulder 'Melhor Deixe'
Cisto 01
Cisto 02
Ah! Eu já sabia!
e vendo o tempo extremamente bom em pleno domingo, não me aguentei e joguei no ar a ideia de reabrir a trilha para as vias das paredes grandes do setor Ferradura, já que eu ainda não podia pegar em agarra nenhuma, e querer ir atrás de quem iria escalar só para acompanhar seria como colocar um doce na frente de uma criança!
Uma careta aqui, um "nem f*dendo" ali, e eis que Marcos decidiu trocar um domingo de sol dentro de casa por uma emocionante empreitada varando mato!
No caminho antes de pegar o figura no local combinado, parei para comprar um facão e um par de luvas de couro. LUVAS???? Luuuuuviiiiinhaaaaaaaaaaaa????????????
Era por volta de 12:20h quando começamos a tentar localizar por onde passava a antiga trilha, e as pouquíssimas pistas eram galhos que foram cortados na época.
É claro que achava um aqui, outro ali, e de repente não tinha mais nada! Mato fechado! "Jardins" de samambaias gigantes se entrelaçando e impossibilitando de ver o que existia a dois metros pra frente!
Mas tudo bem! Os facões estavam ali para isso mesmo!
O ruim foi constatar que o facão que eu tinha acabado de comprar estava mais cego que um morcego! A única coisa que ele conseguia cortar eram as samambaias, os demais galhos e taquaras só mastigava e deixava trabalho para o facão ninja do Marcos que vinha dando 'o acabamento'!
Como em pouquíssimo tempo os vestígios da antiga trilha sumiram por completo, resolvemos subir o barranco e ir beirando a base da falésia.
Não sei se foi a melhor das ideias, mas pelo menos constatei (com a minha visão amadora de conquistador) algumas possíveis linhas para no futuro mandar ver a furadeira!
O tempo foi passando, o sol direto na cabeça foi fazendo seu efeito, e um pequeno erro de cálculo na quantidade de água para beber foi ocasionando uma queda relativamente rápida no rendimento das foiçadas!
Chegou um momento em que mais pisoteávamos e nos jogávamos de peito em cima do mato para abrir caminho do que efetivamente cortávamos alguma coisa.
E a cada espaço de samambaial que passávamos, vinham uns dois ou três metros de trilha levemente batida, para depois vir mais uns dez metros de samambaial............
Quando o rendimento já era ínfimo, as abelhas já tinham feito seu ataque, os mosquitos já eram na verdade uma nuvem constante nos seguindo, resolvemos abortar a missão e deixar para continuar um outro dia.
Faltou pouco, mas um pouco que pode ser muito, tendo em vista que o trajeto que levamos mais de 3 horas abrindo mato, na volta com a trilha aberta, fizemos em cerca de 15 minutos ......
Agora é esperar a aparência de quem lutou com uma jaguatirica sumir dos braços, esse calor dar uma amenizada, juntar mais uns cabeças, afiar o facão e ir terminar o serviço!
Afinal, não dá para abandonar vias filés como a 'Sashimi 9a/b' que abri e acabei nunca dando um pega sequer! Ou a 'Baião de Dois 8c' (acho que é este o nome) que fica numa aresta de 30 e poucos metros!!!!
Quem se animar de ir ver o tamanho do problema, é só seguir umas fitas brancas que deixamos amarradas em algumas árvores.
Marcação da trilha até aonde deu ....
Para começar a trilha tem que descer em direção ao rio, passando pelo corredor onde estão as vias 'Chocolate Com Pimenta' e 'Salsa e Merengue'.
Um pouco antes do rio tem uma trilha não muito demarcada para a direita, ela serve só para desviar uma parte meio crítica do rio, depois dá para seguir um totem de pedras e as fitas brancas.
Kmon! O lugar tem potencial! E o astral ali é show!
The Playba Productions adverte! Regata e bermuda para abrir trilha pode ser prejudicial à sua saúde!
Um dos vários momentos em que o facão foi deixado de lado.
Luuuuuviiiiinhaaaaaaaa????????
Crédito dos desenhos: Marcos