Várias pessoas que estiveram em Corupá nos últimos dias desenvolveram sintomas de infecção por enterovirus .
Então, caso não queira arriscar ter uns dias de rei, ou acabar tendo que voltar as pressas para algum hospital, como aconteceu no último fim de semana, aconselho levar água de casa (mesmo para escovar os dentes) e cuidado ao banhar-se na cachoeira.
Já que vai de carro e lá não se caminha praticamente NADA, acho que não custa levar um galão de 5 litros de água e ficar mais tranquilo.
A vigilância epidemiológica de Corupá será avisada pela Gis e o César tbém já foi avisado.
Na íntegra o relato retirado do Facebook da Gis:
"PARA TODOS QUE VÃO ACAMPAR NO BRAÇO ESQUERDO / CORUPÁ: na última sexta-feira tive uma dor de cabeça que foi piorando gradualmente até o ponto de procurar o hospital onde fui internada e obtive o diagnóstico de MENINGITE VIRAL!!! Ainda ñ tenho o agente etiológico, mas meningites virais geralmente têm como agente os do gênero enterovírus (Há várias espécies). A forma de transmissão desse vírus é fecal-oral. Geralmente se dá através da ingestão de ÁGUA CONTAMINADA!! O período de incubação varia de 1 a 35 dias - depende de muitos fatores. Os Enterovírus têm comportamento sazonal, predominando no final do verão e início do outono. . A duração da doença geralmente é menor que uma semana. Os SINAIS E SINTOMAS mais comuns de infecções por enterovírus são, dor de garganta, dores articulares, dores musculares, dor de cabeça muito intensa. A meningite pode cursar com as seguintes características: febre, apatia, anorexia, dor e/ou rigidez na nuca, vômitos sem relação com a alimentação, dor no fundo do olho, com edema de papila... Outros sinais e sintomas que podem estar presentes são: sensibilidade à luz,erupção cutânea, diarréia e dor muscular.
CINCO ESCALADORES (ao menos dos que tive contato) QUE ESTIVERAM ESCALANDO EM CORUPÁ, QUE INGERIRAM DA ÁGUA DE LÁ, tiveram alguns desses sintomas em maior ou menor grau. E eu acredito que fui a única a submeter-se à coleta de líquido cefalorraquidiano (líquido da espinha) para diagnosticar isso. Fazendo a cronologia dos eventos, a única fonte de contaminação possível é a ÁGUA DO SETOR UTILIZADA PARA COMIDA E BEBIDA!
SENDO ASSIM, LEVEM ÁGUA MINERAL OU FERVIDA DE SUAS CASAS QUANDO FOREM PARA LÁ!!!!
Falarei com o César para comunicação à Vigilância Epidemiológica de S. Bento para as medidas cabíveis!
Qualquer dúvida, entrem em contato comigo! Falow!!"