Neste fim de semana fomos conhecer este novo setor de escalada no arenito paranaense. Saímos cedo de Curita e depois de mais uma vez constatar que sim, sempre tem um jeito de colocar toda a bagagem no carro, e de seguir uma procissão de perdidos por causa de um desvio próximo do Parque Tingui pegamos a BR 376 rumo à Ponta Grossa.
Pra chegar lá tem seguir para Castro (PR 151), passa Castro e segue para Piraí do Sul. Quando chegar no trevo siga na direção de Piraí do Sul e Ventania/Jacarezinho (PR 090). Na segunda lombada, um pouco antes do posto da BR, zere o odômetro e quando chegar nos 3,1 km entre à esquerda na estrada de chão. Como ponto de referência na beira da estrada tem a lanchonete Recanto. Aí você estará no bairro Campo Aterrado e é só seguir pela via principal até marcar 9,3 km onde tem que virar à direita, exatamente onde existe uma placa “Bem vindos as Santas Missões” (mas não se atenha a placa, amanhã ou depois ela pode não estar mais lá, foque principalmente na kilometragem). Pouco a frente existe uma bifurcação, siga pela estrada da esquerda até o km 12,7. Aí é a entrada para a casa do Seu Adão. Pare o carro aí, desça até a casa e comunique que está ali para escalar na falésia. Foi combinado previamente com o Seu Adão uma taxa de R$ 10,00 por carro/dia para escalar dentro da sua propriedade, então para evitar o famoso esquecimento, melhor pagar já na hora do que deixar para depois quando estiver indo embora e só pensando nas escaladas do dia. Daí é só seguir pela estrada, passar uma porteira (ATENÇÃO!!! SEMPRE MANTER A PORTEIRA FECHADA!!!), subir mais uns 300 metros e estacionar o carro do lado direito da estrada, numa pequena clareira, daonde pode se ouvir um riacho próximo. Dali só subir o pasto que chega na base das vias.
Para quem tem GPS as coordenadas são: 24° 30’ 22” S – 50° 2’ 24” O
(seguimos esta kilometragem e ela variou em torno de 500 mts para mais, então use esta margem antes de começar a pensar que se perdeu caso não dê na tampa as indicações)
O SETOR
Alucinante! Isso dá para adiantar com toda certeza!
Várias vias em móvel, fendas ótimas para proteger com as peças, e esportivas em arestas com agarras abauladas ou em placas com regleteira pra lá de sinistra!
Montamos o acampamento em baixo de um teto onde não tem vias, olhando no croqui fica entre as vias ‘Zig Zag Reto’ e ‘Doce Veneno’.
As primeiras vias que experimentamos foram duas à direita da ‘Zig Zag Reto’, na parte preta da parede e que ainda não constam no croqui. Talvez depois de passar um vassourão e uma vap ali fiquem bem bacanas as duas vias, mas por enquanto a característica principal delas é o excesso de sujeira. A via da esquerda tem 35 mts e toca numa cordada só, e a via da direita não está terminada (isso foi constatado no dia 19/11/2011) e antes que eu me esqueça, sempre tente descobrir se não tem algum ninho na linha da via. Vimos vários, para tudo quanto é canto.
Dali fomos para a ‘Muito Mais do Que Lindia 7b’. Eu não sou um escalador tradicional, nem tenho muita intimidade com as peças, muito menos acho prazeiroso entalar partes do corpo em fendas, e talvez por isso tenha achado a via extremamente “penosa”! Já os mais tradicionais acharam alucinante!
Da parada desta via pudemos dar uma olhada na ‘Siri Patola 9?’ que impressionou pelo tamanho, a linha de chapas na parede, a placa com regletes por onde passa e uma virada de teto que foi de encher os olhos!!!! Apesar de não termos experimentado, essa parece que vai ser uma daquelas classificadas como “filé” não só do setor, mas sim do estado.
Na seqüência fomos para a ‘Tremeu, Gemeu e Desceu 6°’ que tem duas cordadas, a primeira protegida por chapeletas, e que também merece um vassourão, e a segunda protegida em móvel. Acho que aqui cabe bem um “EXPO” na saída para a segunda cordada até achar um ponto para proteger. Não é uma escalada difícil, mas vai que .................... Então, fique esperto, proteja já no que for possível nas rampas, e no final curta chegar na parada passando pelo acento da patente, hehehehehe.
Depois do rapel já fomos conferir as vias ‘Pros Visitantes 7b?’ e ‘Um Gato Espera Um Rato 8b?’. Ambas vias bacanas, que exigem bastante movimentação e as vezes pressão em agarras beeeemmmm ruins. O que não temos dúvida, é de que estas vias estarão em eterno processo de modificação, devido à qualidade da rocha. As vias que escalamos ontem, talvez daqui um mês já não tenham mais as agarras com as mesmas pegas, e com o mesmo grau.
Para fechar o dia, um passeio de gala sacando peças na ‘Pira Não 6°’. A impressão que tivemos é de que o início dela pode ser feito por duas fendas. Escolhemos a da direita, e ao que tudo indica, se for pela da esquerda ela se junta ao restante da via lá para o meio da parede mais ou menos.
No jantar um risotão feito pelo Xambre para estreiar o seu MSR novinho em folha! E uma mistureba de chimas, cerveja e vinho para re-hidratar.
Noite estrelada, estrelas a dar com o pé! E um vento forte daqueles bons para dormir escutando a barraca e o mato sacudindo.
A parte ruim foi acordar no meio da madrugada e perceber que o colchão inflável tinha furado. Daí sim, em poucos minutos eu já sabia exatamente quantos galhos e raízes existiam embaixo da barraca ..........
Café da manhã tomado e partimos para mais umas escaladas antes de pegar o caminho de volta para casa.
Entramos na ‘Fragile 6sup’ e posso dizer com toda certeza que o nome faz jus a via! Escalada bacana, mas é difícil de confiar em todas as agarras. No platô da parada existiam alguns blocos, que foram jogados para baixo depois que eles se mexeram estranhamente durante a chegada na parada.
Na seqüência foi a vez da ‘Limão Com Açúcar 7°Expo’. Não entrei nesta, mas o Xambre foi só elogios para a via, e ficamos na dúvida se o ‘Expo’ foi de antes de baterem uma chapa na parte mais crítica. Mas por via das dúvidas, melhor sempre entrar cauteloso.
Demos uma olhada na ‘Nacho Libre 8?’ que parece ser bem bacana. Primeira via do setor. Saída de boulder num pequeno teto. Até pensamos em entrar, mas a quantidade de picadas dos malditos porvinhas que levamos em pouco mais de 2 minutos fez com que fossemos experimentar a ‘De Frente Pra Lua 9?’. Via forte da metade para o fim, com lances isoláveis, porém como nas outras duas à sua direita, vai sofrer alterações constantes nas suas agarras à medida que for escalada.
E aí bateu o cansaço, fome, agilizamos um rango, arrumamos as coisas e partimos para os dois objetivos da volta:
Objetivo 01: Coxinha clássica no posto de gasolina;
Objetivo 02: Banho quente e uma noite bem dormida no aconchego dos nossos lares.
Uma boa dica é levar um boné e se possível um daqueles óculos transparentes para dar seg.
O “?” foi usado em boa parte das vias pois são novas, poucas ascensões, e não sei se já podemos entrar em um consenso com relação ao grau definitivo delas.
O croqui tá aqui !
Vai algumas fotos por enquanto, pois fui olhar os vídeos e as mexidas nas configurações da filmadora durante as filmagens não deram muito certo .......
Fotos by Princeps:
Se juntasse tudo, dava pra entrar num bigwall fácil fácil.
Dando um relax e contemplando o visu na parada da "Fragile 6sup - Trad".
Momento Ráááááá para equipar o crux hard da "De Frente Pra Lua 9?"
Natacha tirando os movs da "Pros Visitantes 7b?"
Daniel "Xambre" no início do crux de 3 chapas da "De Frente Pra Lua 9?"