segunda-feira, 27 de maio de 2013

Faça você mesmo - STICK CLIP

Uns 5 anos atrás estava em uma Roctrip pelos arredores de Caxias do Sul e percebi que boa parte dos escaladores carregavam um Stick Clip caseiro. Dei uma observada e quando voltei para casa fiz um similar.

E como sou um cara legal (dependendo para quem você perguntar) coloquei aí embaixo um passo a passo de como se faz o equipamento que pode tanto salvar seu tornozelo/joelho/calcanhar de alguma queda antes de chegar na primeira proteção, como de te livrar de alguma roubada no meio de alguma via que só por cima dá para sair!

1) Do que você vai precisar:
- 24 cm de um cano desses usados em construções na parte hidráulica (nem imagino quantas polegadas);
- Uma fita métrica ou trena;
- Uma serra para metal;
- Uma lixa para dar acabamento.


2) Faça um corte de 11 cm de comprimento x 0,9 cm de largura (se o gatilho dos mosquetões que você usa for muito mais grosso que isso, aumente a largura um pouco).


3) Na extremidade por onde entrará o mosquetão corte as pontas, para facilitar a sua entrada. 


4) No final da canaleta faça um acabamento arredondado para o mosquetão não ficar muito preso (o que vai realmente prender o mosquetão no cano é o gatilho).


5) Teste e veja se não ficou muito difícil de colocar o mosquetão na canaleta, ou se ficou muito difícil de retirá-lo.


6) Dobre o cano esquentando-o no fogão (não coloque muito perto do fogo, nem preciso dizer o pq), eu uso o cabo de uma colher de pau por dentro do cano para deixar a extremidade reta. Deixe uns 9,0 cm da extremidade até a dobra. Isso é importante para aquelas chapeletas que estão em posições em que um stick clip reto não consegue fazer o mosquetão entrar.


Eu uso uma vara telescópica, destas de pesca, com o stick clip fixado por esparadrapo na sua ponta. Também dá para usar aquelas varas de resgate de bolinhas de golfe (até onde sei, somente nas lojas Decathlon tem para vender). Existem vantagens e desvantagens entre essas duas opções. Uma das vantagens da vara telescópica é a sua flexibilidade, que ajuda em muito se a chapeleta estiver em local ou posição complicada.

E é isso.
Faça, use, ou se preferir:

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Fraco!!! Sofrendo para um simples movimento no campus de 1-9 .... Aahhh, faça-me o favor!!!


Esse é o maluco que mandou uns boulders bizarros uns tempos atrás e anda apavorando nos campeonatos de boulder.

Ele no The Island, porém, usando a saída um pouco mais pra baixo que dae virou The Big Island:


Entre os boulders casca tem aquele que foi projeto do Sharma em um dos filmes Dosage:

Mountain Voices - Maio e Junho 2013

Antes tarde ...


domingo, 19 de maio de 2013

The Island

Se liga nesse trailer de três filmes que serão lançados aos poucos da pequena "Climb Trip" de um (01) ano dos caras que apenas escalam, só escalam, e quando sobra um tempo usam pra escalar ......


Se vc achou que algum dia em algum vídeo de escalada já tinha visto algo a respeito desse tal de 'The Island', provavelmente foi no filme The Scene.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Vídeo

Apenas compartilhando o vídeo postado no site 8a.nu.
Se vc tem curiosidade de saber como é um crux ou a movimentação de um 9a (fr), nesse vídeo tem alguns exemplos bem interessantes.
Mas o que me chamou atenção mesmo é que não tem aquela gritaria característica do guri. Claro, dá um berro aqui, outro ali, mas nada comparada ao vídeo dele malhando a via Change.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Los Arenales (by Xambre)




Nesta última temporada de escaladas na Argentina o Xambre e o Dilsinho acompanhados de suas senhoras foram até Arenales e se internaram nos entalamentos de mão e tudo o mais que o local tem para oferecer em matéria de escalada.

Xambre, um dos correspondentes deste blog, postou o relato da viagem e mandou ver nas fotos. 

Confira!
                                                  Escalada em Los Arenales

Macarrão NEWS !!!!!

Eu tinha ouvido de alguns escaladores que depois do bloqueio da entrada para a cachoeira do Buraco do Padre em PG várias pessoas (não escaladores, turistas) estavam andando perdidos por entre a plantação que dá acesso ao setor Macarrão e até mesmo chegando até o local de escalada achando que estavam indo na direção correta, a do ponto turístico.
Quando ouvi isso já pensei "não vai dar certo"!
E eis que nesta quarta-feira, 01 de maio, fazendo a minha parte no 'Dia D da Escalada' fui até o setor Macarrão e me deparei com isto:


O acesso de carro até o 'estacionamento do Macarrão' está bloqueado por um tronco e por uma cerca ENERGIZADA!!!!!
Agora para escalar lá tem que deixar o carro neste local e ir caminhando.
Caminhar não é o problema, a questão é que isso ainda não impede dos turistas se perderem e continuarem andando por todos os lados tentando achar a entrada para a cachoeira do Buraco (só hj nós tivemos que indicar o caminho correto para umas 7 pessoas), e, não vai ser surpresa nenhuma se logo logo começarem, ops, re-começarem as "mexidas" nos carros que ficam estacionados bem longe dos lugares para onde os turistas e escaladores vão.
Acredito, baseado no histórico, que seja apenas uma questão de tempo para os velhos problemas voltarem.

Outro aviso é de que o já famoso ninho de Curucacas que existe na via 'Fenda do Tereza' no setor de trás do Macarrão está com dois (02) ovos. Então, se for possível atrasar um pouco a sede pela kdena da via, acho que seria bacana esperar os filhotes nascerem, se criarem, e voarem dali.