segunda-feira, 27 de maio de 2013

Faça você mesmo - STICK CLIP

Uns 5 anos atrás estava em uma Roctrip pelos arredores de Caxias do Sul e percebi que boa parte dos escaladores carregavam um Stick Clip caseiro. Dei uma observada e quando voltei para casa fiz um similar.

E como sou um cara legal (dependendo para quem você perguntar) coloquei aí embaixo um passo a passo de como se faz o equipamento que pode tanto salvar seu tornozelo/joelho/calcanhar de alguma queda antes de chegar na primeira proteção, como de te livrar de alguma roubada no meio de alguma via que só por cima dá para sair!

1) Do que você vai precisar:
- 24 cm de um cano desses usados em construções na parte hidráulica (nem imagino quantas polegadas);
- Uma fita métrica ou trena;
- Uma serra para metal;
- Uma lixa para dar acabamento.


2) Faça um corte de 11 cm de comprimento x 0,9 cm de largura (se o gatilho dos mosquetões que você usa for muito mais grosso que isso, aumente a largura um pouco).


3) Na extremidade por onde entrará o mosquetão corte as pontas, para facilitar a sua entrada. 


4) No final da canaleta faça um acabamento arredondado para o mosquetão não ficar muito preso (o que vai realmente prender o mosquetão no cano é o gatilho).


5) Teste e veja se não ficou muito difícil de colocar o mosquetão na canaleta, ou se ficou muito difícil de retirá-lo.


6) Dobre o cano esquentando-o no fogão (não coloque muito perto do fogo, nem preciso dizer o pq), eu uso o cabo de uma colher de pau por dentro do cano para deixar a extremidade reta. Deixe uns 9,0 cm da extremidade até a dobra. Isso é importante para aquelas chapeletas que estão em posições em que um stick clip reto não consegue fazer o mosquetão entrar.


Eu uso uma vara telescópica, destas de pesca, com o stick clip fixado por esparadrapo na sua ponta. Também dá para usar aquelas varas de resgate de bolinhas de golfe (até onde sei, somente nas lojas Decathlon tem para vender). Existem vantagens e desvantagens entre essas duas opções. Uma das vantagens da vara telescópica é a sua flexibilidade, que ajuda em muito se a chapeleta estiver em local ou posição complicada.

E é isso.
Faça, use, ou se preferir: