domingo, 30 de outubro de 2011

Direto do forno.

Para isso os dias chuvosos servem bem,
para editar vídeos!

Mix de imagens dos outros vídeos já editados e de outras escaladas.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

I Festival de Escalada Tradicional em SLP3





O I Festival de Escalada Tradicional é um evento não competitivo, com o objetivo de unir a comunidade de escaladores, incentivar a escalada em móvel e curtir dois dias de escalada em um dos melhores setores de escalada tradicional do Paraná.

O Setor 3 de São Luiz do Purunã está localizado no município de Balsa Nova – PR, há aproximadamente 40km de Curitiba. Possui grande importância dentro do cenário paranaense de escalada, pois conta com aproximadamente 138 vias, a maioria aberta de baixo e utilizando o máximo possível de proteções móveis. A ética do Setor segue 3 princípios básicos: Escalada Limpa, Abertura de Baixo e Escalada Livre.  Foi um setor que colaborou para a formação de grandes nomes da escalada brasileira.

As informações sobre as vias, croquis e acessos estão detalhadas no Guia de Escalada do Setor 3, confeccionado por Marcus Valério França, disponível em formato pdf, para download gratuito em:








espeite os seus limites e seja prudente.

20? Yes! We can!

A ideia inicial era de irmos para o Buraco do Padre uma vez que o tempo durante a semana não estava lá aquelas coisas e também que a 'Fenda do Tereza' ta ali, na borda da sacola, só esperando eu puxá-la pra dentro!
Mas, na hora H, um dos integrantes pulou do barco e ficou pe$ado para irmos em dois até lá.
Então surgiu a idéia que eu já tinha comentado uns posts antes, a de ir para SLP1 e escalar até o osso! Só para ver quantas vias conseguiríamos escalar e mandar.
Tenho um plano de ir e mandar no mínimo 20 vias, e usamos este sábado para ver se é possível e se a seqüência escolhida era a melhor para tentar o feito sem ficar perdendo tempo e andando muito de um lado para o outro.
E enquanto arrumávamos as mochilas para voltar embora percebemos que SIM! Dá para mandar as 20 vias! E OK! Essa seqüência parece ser a ideal para o melhor aproveitamento do tempo.

Começamos a escalar por volta das 9h, depois de rapelar pela parada da Boluda/Tome Leite, e só paramos às 16:40h cravados!
Como já é horário de verão (uma salva de palmas para o horário de verão!!!) ainda teríamos pelo menos mais 3 horas para mandar as 3 vias que faltaram e se duvidar até alguma a mais.
Não exageramos na correria para escalar, acho até que escalamos bem de boa, sem muito stress, já que tínhamos combinado de tentar 15 vias, então na medida que nos aproximávamos desse número as coisas iam ficando mais lentas.

Algumas vias que deverão entrar na conta das 20 deixamos de lado desta vez. Foram: Chico Science 7a (até as 13h tava um sol tenso e pelo estilo da via seria desgastante demais já no começo encararmos o sol na pinha até na hora de dar seg para o segundo), Pura Ilusão 7a (essa deu preguiça mesmo de escalar, admito), Ilusão de Ótica 7b (não sou muito fã dela, então fica para o dia das 20 e entro por obrigação) e Fritas 7c (cheguei a olhar para as agarras, mas seria a última do dia e a paciência já tinha se esgotado).


Em primeiro plano a via Hambúrguer 7b, ao fundo o restante da falésia.

A ordem da maratona foi essa:
Bocó 5c / Rainha do Abismo 6sup / Jumping Jack 7a / Bicho Triste 6a / Bicho Grilo 7b (sem o agarrão que tava solto ficou um pouco mais difícil) / pausa para um gole de água e umas bolachas / Malango 7b / Tome Leite 7b / Boluda 7b / pausa para mais água e mais bolachas / *Braço de Moça 7a (aqui espanou o braço do Monstro) / *Xavasca 7bc / *Chuva de Verão 7b / *Sangue 6sup / mais um pouco de água umas três bolachas / *Caiu o Grampo 6b / Pink Floyd 6a (pior saída de SLP) / Mato Psicodélico 6a / *Aqui Tem Cuque 7a / *Hambúrguer 7b / e fim de papo!!! Hora de se alimentar direito arrematando um pacote de Ruffles sabor cebola e salsa!!!!!!!!!!!!

(*) Vias em que o radiador ferveu para o Monstro.

À noite só mesmo uma béra bem gelada para tentar aliviar a famosa sensação de “cadeirada nas costas”.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

SLP2

Setor com várias vias bacanas! Alguns sétimos e oitavos que se encaixam perfeitamente na classificação “filé”!
Bem, primeiramente, como é que se chega nesse setor?
Ao contrário de SLP1, o setor 2 exige ‘um pouco’ mais de caminhada, mas que vale a pena, e muito!
Depois de deixar o carro no pedágio acho mais fácil vc seguir a imagem abaixo do que eu tentar explicar escrevendo:


O acesso mais comum é rapelando a via ‘Virada do Sol 6b’, e ali já dá para se divertir nas vias ‘Via do Totem 6a’, ‘Surfista Prateado 7a’, dar um passeio na ‘Dorminhoco 6a’, e experimentar a clássica e considerada por muitos (inclusive eu) como o sétimo mais bonito do arenito paranaense ‘Por Via das Dúvidas 7c’.





Por Via das Dúvidas 7c

Indo para a esquerda do setor (estando de frente para a parede) recomendo ‘Rapa Nui 7b’ via de aresta, bem divertida, ‘Jataí 7b/c’, ‘Jimmy Hendrix 8a’ e o seu teto no final, ‘X da Questão 7b’ que vale a pena uma entrada à vista sacando, e se quiser sair por ali vai pela ‘Bicho Preguiça 5’. Indo ainda mais para o começo da falésia existem algumas vias mistas ou somente em móvel, mas estas “ainda” não experimentei.
Do ponto de rapel para a direita existe o Setor das Dores onde tem dois oitavos recomendadíssimos, a ‘Cleptomania 8c’ que entra na classificação “curta e grossa” e a ‘Distúrbio Bipolar 8b’ também curta e com saída pela aresta. Faz pouco tempo foi conquistada uma nova via entre estas duas, mas pelo que sei até o momento ela ainda é um projeto, é a ‘H1N1 9?’.

Revirando o meu pc achei alguns croquis (que estão aqui) do setor, imprima-os e bóra lá fazer a festa!

Vale sempre o lembrete de que se abriu uma porteira, FECHE-A !!!


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Curucaca

O nome do setor é em referência ao pássaro que habita as paredes da falésia. Se você chegar no setor bem cedo (ou acordar por lá) e sair no final do dia, vai poder acompanhar a saída e chegada deles (ou vice-versa).


Setor de vias fortes e, com características únicas, que te obrigam a frequentá-lo por vários finais de semana caso você queira ensacolar os nonos! Talvez por isso seja tão comum ir para lá seguido e não encontrar ninguém. Ainda mais que a galera mais forte já fez a limpa no lugar, e acabou sobrando para os menos providos de ante-braço suarem na parede em busca do bloq perfeito.

Daniel "Xambre" na Caça ao Tesouro 9a

Para quem ainda não conhece, ou para quem já conhece e está malhando alguma via, vai a dica para se agilizarem, pois todo o terreno que dá acesso ao setor e onde ficam os carros (o pasto) já foi loteado e no futuro um condomínio será construído ali ................. é, um condomínio ....................

Fiz um mix de desenho scanneado com esforços no Paint e saíram dois croquis do setor, que pegam as vias desde o sexto grau até as vias em móvel (se eu errei algo no desenho/grau das vias em móvel, por favor me avisem pois fiz meio que no "achismo").


Existem ainda duas ou três vias que ficam meio escondidas e numa parede um tanto quanto suja, atrás do bloco do Sexto grau e da Super Hiro. Não tenho conhecimento de ascensões das vias, nomes e nem graus. Quando descobrir algo atualizo o croqui (croqui atualizado).

Ainda tem três vias esportivas (? 7b, Pula Filha da Pula 8b, Valderrama 7a) e uma em móvel (Por Detrás da Cortina 8a) que estão localizadas bem antes do setor principal e que em breve faço o croqui delas. Aconselho a dar uma boa olhada antes de entrar na Por Detrás da Cortina pois acho que os curucacas fizeram um ninho bem por onde a via passa.

Não vou mencionar as travessias/variantes pois isso só ao vivo e com alguém que as conheça bem para mostrar! É muita coisa, muita 'agarra obrigatória' que só mesmo um croqui em cima de uma foto do lugar para tentar esclarecer algo, e ainda assim poderia ser meio complicado.

Galera no setor dos tetos.

IMPORTANTE SEMPRE deixar a PORTEIRA FECHADA e NÃO JOGAR LIXO na trilha ou no pasto !!!!!


O terreno que dá acesso ao setor não é abandonado, tem dono, e também é usado para cavalos e bois/vacas pastarem, então qualquer vacilo e o acesso corre o risco de ser fechado para os escaladores!



domingo, 16 de outubro de 2011

Reel Rock Film Tour

Bá!
Pra quem curte filme de escalada, saca só esses dois trailers da Reel Rock Film Tour, de 2010 e 2011.





São Luíz do Purunã - Setor 1

Setorzinho massa!!!
Ótimo para quem está começando escalar na rocha, excelente para aqueles dias em que você não está querendo se estressar malhando algum projeto, e um verdadeiro paraíso de sétimos graus nas proximidades de Curitiba!
Com o final do ano se aproximando tem duas coisas que quero fazer ainda, uma é aproveitar o horário de verão que começou hoje e ir para lá depois do trampo, tentar aproveitar os fins de tarde, já que é de conhecimento que lá pelo final de novembro começa a chover todos os dias à partir das 16h acabando com qualquer plano de sair de frente do computador e ir relaxar. A outra é achar alguém disposto a começar a escalar lá num sábado cedo e ir até o final do dia, e ver quantas vias de 5 até 7c são possíveis de se mandar.

Vale sempre lembrar de que não é uma boa ideia largar o carro em frente à porteira que dá acesso ao setor. Porquê? Dá uma olhada mais aí pra baixo que tem um post falando sobre isso.

Dei uma atualizada num croqui meio velho com as últimas vias conquistadas no setor, nele não estão as escaladas em móvel. Se um dia eu achar um croqui com elas, posto aqui.
Agora sim, croquizinho padrão! Contribuição do Xambre. Dei uma atualizada e tá ae:



Climbing Magazine

Isso é interessante!
Download na faixa de revistas gringas de escalada!
Já que as daqui, nacionais, não vão pra frente, e como querer comprar uma destas gringas é sinônimo de facada no rim, essa opção de baixar de grátis literalmente caiu do céu!
Ta indo aí o link da Climb Magazine de Outubro, mas quase no final da página tem as outras edições. Clique aí e vá na opção "Download Links:", escolha um dos sites daonde baixar e pronto, só alegria! Isso é claro se não vier algum vírus junto, eu baixei e não tive problemas.


Eu, tu, NÓS!

Antes eu tinha nos 'favoritos' um site bem bacana com várias animações de como fazer os mais diversos tipos de nós. Mas, sei lá o que rolou, ele sumiu, e nem imagino onde foi parar.
Dae, fuçando aqui, fuçando ali, achei esse site com alguns vídeos interessantes. O conteúdo da matéria está em inglês, se não tiver as manhas é só jogar em algum tradutor qualquer, já os diálogos dos vídeos, bem, se não entender não dá nada, já que uma imagem vale mais do que mil palavras.



segunda-feira, 3 de outubro de 2011

sábado, 1 de outubro de 2011

IMPORTANTE SLP1 !!!!!

Hoje fui com o Princeps escalar em São Luiz do Purunã no setor 1 à tarde.
Estacionamos o carro em frente à casa onde "aparentemente" é mais seguro. Assim que começamos a caminhar em direção ao setor passou por nós um carro com dois 'elementos' dentro, que digamos eu não confiaria minha bicicleta para eles cuidarem!
Na volta descobrimos que um carro que havia sido deixado em frente à porteira que dá acesso ao setor tinha sido mexido. Danificaram a fechadura do lado do motorista para abrir o carro, reviraram tudo por dentro, roubaram o som entre outras coisas e nem mesmo a bateria se salvou!!!!
Podem ter sido os dois 'elementos' que passaram por nós, como pode ter sido qualquer outra pessoa.
A questão é que evitem de deixar o carro longe da casa. Não é garantido que lá não vai acontecer nada, mas acredito que seja um pouco mais difícil. Também não deixem nada à mostra, e se conseguirem sempre tirem o som inteiro, deixando os fios para fora. Faço isso no meu carro, o som fica solto e os cabos são conectados por um plug. Com isso pelo menos acaba com o desejo alheio pelo som do seu carro.