O nome do setor é em referência ao pássaro que habita as paredes da falésia. Se você chegar no setor bem cedo (ou acordar por lá) e sair no final do dia, vai poder acompanhar a saída e chegada deles (ou vice-versa).
Setor de vias fortes e, com características únicas, que te obrigam a frequentá-lo por vários finais de semana caso você queira ensacolar os nonos! Talvez por isso seja tão comum ir para lá seguido e não encontrar ninguém. Ainda mais que a galera mais forte já fez a limpa no lugar, e acabou sobrando para os menos providos de ante-braço suarem na parede em busca do bloq perfeito.
Daniel "Xambre" na Caça ao Tesouro 9a
Para quem ainda não conhece, ou para quem já conhece e está malhando alguma via, vai a dica para se agilizarem, pois todo o terreno que dá acesso ao setor e onde ficam os carros (o pasto) já foi loteado e no futuro um condomínio será construído ali ................. é, um condomínio ....................
Fiz ummix de desenho scanneado com esforços no Paint e saíram dois croquis do setor, que pegam as vias desde o sexto grau até as vias em móvel (se eu errei algo no desenho/grau das vias em móvel, por favor me avisem pois fiz meio que no "achismo").
Fiz um
Ainda tem três vias esportivas (? 7b, Pula Filha da Pula 8b, Valderrama 7a) e uma em móvel (Por Detrás da Cortina 8a) que estão localizadas bem antes do setor principal e que em breve faço o croqui delas. Aconselho a dar uma boa olhada antes de entrar na Por Detrás da Cortina pois acho que os curucacas fizeram um ninho bem por onde a via passa.
Não vou mencionar as travessias/variantes pois isso só ao vivo e com alguém que as conheça bem para mostrar! É muita coisa, muita 'agarra obrigatória' que só mesmo um croqui em cima de uma foto do lugar para tentar esclarecer algo, e ainda assim poderia ser meio complicado.
Galera no setor dos tetos.
IMPORTANTE SEMPRE deixar a PORTEIRA FECHADA e NÃO JOGAR LIXO na trilha ou no pasto !!!!!
O terreno que dá acesso ao setor não é abandonado, tem dono, e também é usado para cavalos e bois/vacas pastarem, então qualquer vacilo e o acesso corre o risco de ser fechado para os escaladores!