sexta-feira, 15 de junho de 2012

Rio dos Cedros - SC

By: Daniel "Xambrê"

Neste feriado (dias 07/06/2012 à 10/06/2012) fomos conhecer as escaladas em Rio dos Cedros/SC. Rio dos Cedros é uma pacata cidade do interior de Santa Catarina, próximo as cidades de Jaraguá do Sul e Pomerode, distante à 240 km de Curitiba. Chegando em Rio dos Cedros siga em direção a Rio Bonito, na região dos lagos (barragem de rio bonito). O lugar é realmente alucinante, logo se vê as paredes de escalada que cercam os grandes lagos. Siga em direção à estância Vale dos Ventos, um hotel fazenda onde se pode alugam chalés, casas e possui um restaurante aconchegante chamado Saira. Nós ficamos acampados em um local apropriado e o custo saiu R$ 5,00 por pessoa, com direito a um fogão a lenha para se esquentar do frio que fez nesse final de semana que passamos. A caminhada até a base das vias leva em torno de 15 min (bem tranquilo) e a parede é protegida por um grande teto onde se pode escalar em dias de chuva que a parede permanece seca (incrível). São vias predominantemente tradicionais em livre onde obrigatoriamente deve-se escalar com um bom jogo de proteções moveis e as fendas são de excelente qualidade. Saímos de Curitiba, eu a Andrea (moa), André (china), Carol e Adriano (cruel) por volta das 10 horas da manha e às duas da tarde já estávamos montando o acampamento. Fomos muito bem recebidos pelo Ivam filho do Sr. Antonio Bona proprietário da estância, pessoas muito gente boa e hospitaleiras. Montamos acampamento e já saímos para escalada e no primeiro dia o China e o Cruel entraram na via “Subindo a Serra” 6 grau e eu e a moa entramos na “Teykrise” 6grau emendando na “Foda sem zíper” ate o platô da parada da “Subindo a Serra”. Durante as noites muita diversão embalados por uma boa janta e um bom vinho em ótima companhia. No dia seguinte, China, Cruel e Carol repetiram a “subindo a serra” ate o grande platô e eu e a moa entramos na “Bruxa Amarela” 6sup emendando na “Verdon Forever” 7b ate o grande platô onde nos encontramos para fazer a via “Urubanda” 4sup onde todos entraram. Foi um dia de muita curtição com vias tranquilas e muito legais. Ainda deu para o China e Cruel experimentarem a “Bruxa Amarela” 6sup emendando na “Verdon Forever” 7b ate o grande platô e eu entrei na primeira cordada da “Gosto Amargo”6 VIIa. Fim do dia e já nos encontramos com mais um pessoal de Joinville que também estava por lá para passar o final de semana escalando no lugar, João, Andre Targa e esposa e Igor Jung e esposa. Pessoas muito bacanas e logo nos reunimos no bate papo que rolou a noite inteira envolta do fogão a lenha que nos aquecia naquela noite gelada. No meio da noite ainda chegou de Blumenau Luciano, Anselmo e seu filho Icaro pessoas muito legais que também foram se ajeitando no recinto e bate papo e troca de informações durante toda a noite. Pessoas muito legais. No dia seguinte, no sábado, resolvemos ir para alguma via um pouco mais trash, e escolhemos a “La bela polenta” 6 VIIa de 70 metros. Na base da via o china não estava se sentindo muito bem e resolveu abortar a missão então entramos eu e cruel na via. Via alucinante, toda em móvel, fizemos ela em quatro cordadas mas é possível fazê-la em duas. Nos divertimos na via e eu inclusive entrei no artificial final da via chegando até um enorme platô embaixo de um teto, foi animal. Ainda deu tempo de eu e o cruel entrar nas duas cordadas da via “Gosto Amargo” 6 VIIa, via alucinante , seguindo sempre por um diedro fendado, via clássica do local e muito recomendada. No final do dia nos reunimos no restaurante Saira (e que lugar show) que fica na estância Vale dos Ventos, (consulte o site para ver a disponibilidade de alugar os chales) (http://www.valedosventos.com.br) onde bebemos vinhos, cerveja e muito bate papo. No domingo foi o dia de arrumas as tralhas e voltar para Curitiba. Final de semana perfeito onde a previsão do tempo não ajudou em nada, porém rolou escaladas perfeitas todos os dias graças a parde ser protegido da chuva. Rio dos Cedros. Recomendado.

Daniel Real de Amorim (xambrê)